CUIDADOS E MANEJO DE GATOS – COMO CUIDAR DE UM GATO
Gatos são animais cheios de personalidade e podem viver mais de 20 anos!
NECESSIDADES BÁSICAS DE UM GATO:
RAÇÃO E ÁGUA FRESCA SEMPRE À DISPOSIÇÃO, CAIXA DE AREIA, CAMINHA, BRINQUEDOS E CARINHO.
.
ADAPTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE GATOS
Se você já tem um gato, deve esconder o novo gatinho durante alguns dias em um espaço fechado (quarto ou banheiro) com tudo que ele necessita: ração, água, caixinha com areia, caminha e brinquedos. Os primeiros contatos visuais podem ser feitos após alguns dias de isolamento e devem ser feitos na sua presença e encerrados na medida do estresse dos animais (fussss). Faça a apresentação aos poucos. Dê sempre mais atenção ao gato da casa e tenha paciência… vale esperar para vê-los brincando e dormindo juntos.
Se é o primeiro gato, deixe-o num cômodo por uns dias e apresente a casa aos poucos; um cômodo por dia.
Veja mais dicas em https://www.gatoverde.com.br/comportamento-felino/adaptacao-gatos/
.
ALIMENTAÇÃO – Dê a seu gato uma ração de boa qualidade. Uma boa ração já tem tudo que ele precisa para ser forte e saudável. Deixe sempre a ração à disposição. Gatos comem várias vezes ao dia e à noite, aos pouquinhos. Se quiser trocar a marca da ração, misture a ração anterior e a nova durante alguns dias. Não dê leite ou carne crua.
.
ÁGUA – Incentive o gato a tomar água colocando potes diferentes em vários locais da casa. Podem ser usadas fontes de água e até um espelho embaixo de um pote transparente para incentivá-lo a beber. Gatos adoram ver o movimento da água e precisam tomar água para evitar doenças do trato urinário/renal.
.
ARRANHADORES – É importante colocar arranhadores pela casa para que o gato não danifique móveis. Alguns gatos gostam de arranhar papelão ou ripas de madeira, outros adoram tapetes de sisal e até emborrachados. O arranhador precisa estar fixo para que o gato goste de usá-lo.
.
BANHO NÃO! – Não dê banho no seu companheiro felino. Gatos não precisam e não devem tomar banho. Nunca. Eles já nascem “equipados para cuidar da própria higiene” e precisam de seus cheiros naturais para viverem bem em seu território. *Acostume o gato à escovação diária para ajudá-lo a retirar os pelos soltos e evitar que, ao se lamber, forme bolas de pelos no estômago.
Veja os motivos para não dar banho em gatos: https://www.gatoverde.com.br/comportamento-felino/banhos-nunca/
.
BRINCADEIRAS DE MORDER – Não brinque como gatinho como se sua mão fosse outro gatinho. Gatos têm unhas e dentes afiados, pele dura e pelos. Sua mão só tem uma pele fina. O gatinho cresce rápido; as unhas e dentes dele também. Quando ele “atacar” sua mão, apenas diga “NÃO” e encerre a brincadeira. Se ele insistir, afaste-se dele. Não o afaste de você porque ele pode achar que é brincadeira e voltará a morder com mais força. Se ele estiver no colo, não o tire do seu colo. Apenas levante-se lentamente que ele pulará. Assim o gato entenderá que perde o conforto do colo quando brinca de morder e arranhar.
.
BRINQUEDOS – Incentive-o a brincar sozinho. Dê bolinhas de papel de vários materiais para que ele brinque sozinho. Dedique alguns minutos por dia para brincar com ele usando fitas amarradas numa varinha. Não use barbantes finos ou curtos pois o gato pode engolir e passar mal.
.
CRIANÇAS – Ensine as crianças a respeitar os horários de sono do gatinho. Quando a criança estiver com o gatinho no colo, ensine a fazer o carinho que gatos gostam (embaixo do queixo e na cabeça) e a colocar o gato no chão lentamente. Não deixe a criança jogar o gatinho no chão.
.
CASA – Acostume seu gatinho dentro de casa sem acesso a telhados e vizinhança. Ele deve viver dentro do espaço que você pode dar a ele. Gatos que passeiam fora de casa, um dia não voltam… ou podem voltar doentes e machucados. Limite o espaço de muros com Redes de Segurança.
Se você mora em APARTAMENTO, coloque Redes de Proteção em todas as janelas e sacadas.
.
CASTRAÇÃO – Para cada pessoa que nasce, nascem 45 gatos e não há lares para todos. A castração deve ser feita antes dos 4 meses de idade. As fêmeas no cio costumam miar muito. Se estiverem castradas, ficam livres disso e de todo o “nervosismo” que acompanha esse período. Os machos castrados antes dos 4 meses, não marcam território com urina (o cheiro do xixi demarcatório do gato após os 5 meses é forte e desagradável), não saem de casa para procurar fêmeas no cio e não se envolvem em brigas com outros machos. A castração precoce (antes dos 4 meses) evita doenças, previne tumores e facilita o convívio. (As Prefeituras devem oferecer Castração Gratuita.)
.
COLEIRAS – Coleiras costumam ser perigosas para gatos. O gato pode ficar preso ao enroscá-la em algum lugar. Mas, se você mora em casa e seu gato tem acesso à rua, a coleira servirá para sustentar uma plaquinha de identificação com o seu telefone e o nome dele. Nesse caso, para acostumá-lo ao uso da coleira, comece amarrando um elástico fino em seu pescoço até que ele se acostume. Há coleiras elásticas para gatos.
.
DEJETOS – Gatos são animais muito asseados e não gostam de sujeira. Limpe a caixa de areia pelo menos duas vezes por dia e seu companheiro felino não irá procurar outro lugar para fazer as necessidades. Mesmo numa casa com quintal e acesso à terra é preciso deixar à disposição do gato uma caixa com areia. Observe sempre as fezes que devem ser duras e consistentes.
.
DOENÇAS – Se você tem alguma dúvida sobre o estado de saúde do seu gatinho, peça ao Veterinário que faça os exames necessários. Veja a descrição de algumas doenças que podem acometer gatos: https://www.gatoverde.com.br/caes-gatos/doencas-gatos/
.
EDUCAÇÃO – Gatos aprendem com facilidade a palavra “NÃO”, especialmente se vier seguida de uma batida de palmas ou pés. Isso porque têm os ouvidos muito sensíveis e barulhos fortes são desagradáveis.
.
ESCOVAÇÃO – Acostume o gato a ser escovado ou penteado. Isso evitará a formação de bolas de pelos no estômago.
.
MIAR – Os felinos só miam alto quando querem alguma coisa ou para comunicar um desconforto. Portanto, se o seu gatinho miar muito é porque está faltando algo (carinho, alimento, sossego…) ou sente alguma dor. Leia mais sobre Gatos Mientos: https://www.gatoverde.com.br/comportamento-felino/gatos-mientos/
.
MÓVEIS – É importante enriquecer o ambiente com móveis que incentivam o movimento dos gatos. Alguns exemplos: http://www.hauspanther.com/2014/01/09/amazing-german-designed-cat-climbing-furniture/
.
REDES DE PROTEÇÃO – Se você mora em APARTAMENTO, tenha Redes de Proteção nas janelas e sacadas. Gatos podem se assustar com um barulho forte e pular pela janela buscando uma saída. Ou ainda, podem pular em busca de uma mosca ou passarinho que passe por ali. Não existem gatos suicidas ou que gostem de pular de janelas. Veja: https://www.gatoverde.com.br/caes-gatos/redes-de-protecao/
.
REMÉDIOS – Nunca medique o seu gatinho. Consulte sempre um médico veterinário.
.
SONO – Gatos adultos costumam dormir 16 horas por dia intercaladamente e precisam ter um canto sossegado para isso. Eles ficam estressados quando não tiram as sonecas necessárias. Quanto mais idoso for o gato, mais tempo ele dorme.
.
TERRITÓRIO – Gatos são animais territorialistas, ou seja, eles precisam sentir e saber tudo sobre o espaço onde vivem. Ao introduzir um gato na sua casa, mantenha-o no início em um espaço pequeno (com a água, a ração e a caixinha de areia) até que ele se sinta seguro. Ele vai explorar tudo e misturar cheiro dele ao do ambiente ao se esfregar nas coisas e pessoas. Seja paciente. Depois ele vai ficar curioso para saber o que tem além daquele espaço. Cuidado com gatinhos pequeninos! Gatos gostam de tocas e costumam se enfiar em lugares perigosos (atrás da geladeira ou dentro da máquina de lavar roupas).
.
TRANSPORTE – Transporte seu amigo felino com segurança em uma Caixa de Transporte adequada, mesmo dentro de um carro.
.
UNHAS – Gatos andam sobre os dedos e suas unhas têm um papel importante no caminhar elegante dos gatos. As unhas do gato crescem de dentro para fora e ele precisa se livrar das “casquinhas” quando começam a se soltar, pois atrapalham seu caminhar. Para que o gato não arranhe os seus móveis, observe que material ele procura para se livrar das casquinhas velhas. Dê ao gato opções de arranhadores como: ripas de madeira, tapetes de sisal ou de borracha (EVA), papelão etc. Ainda assim, se você precisar cortar as pontinhas das unhas do seu gato e não o acostumou desde pequeno a esse procedimento, não arrisque. Quando for ao Veterinário, peça para que ele corte as unhas do seu gato e ensine você a fazê-lo da forma correta.
.
VACINAS – Assim como os cães, gatos devem tomar 3 doses da Vacina V4 (contra doenças de felinos) após os 2 meses de idade (após o desmame) de 21 em 21 dias. Depois disso, a vacina V4 e a vacina Antirrábica devem ser dadas anualmente.
***
Guia Básico elaborado para Adotantes de Gatos em Projetos de Adoção
Deolinda Eleutério (terapeuta holística, ativista pelos direitos animais e organizadora do site Gato Verde – www.gatoverde.com.br
Veja mais sobre Comportamento de Gatos no site www.gatoverde.com.br
——————————————-
Veja o vídeo “O GATO COMO ELE É” – https://www.youtube.com/watch?v=G20187Ygidk
——————————————-
Fonte: https://www.gatoverde.com.br/comportamento-felino/cuidados-e-manejo/
——————————————-
.
.
.
GatoVerde em defesa dos Direitos Animais